Pokémon GO: Gen 3 a caminho! O que esperar?

Antes de começar: Esse post é única e exclusivamente a minha opinião e pensamentos sobre o tópico. Nada aqui é certo e tudo é pura especulação!

 

Então, saiu a atualização de Pokémon GO. Com ela tivemos o update para a versão 0.71.0, e além de uma série de fixes para alguns bugs conhecidos (espero que o da “última pokébola bugada também), e novos sprites para os itens, tivemos uma adição curiosa ao código do jogo: Os nomes dos 135 pokémons da 3° geração!

O data mine completo, você pode ver aqui:

Silph Road APK Mine

Mas, vamos focar em alguns aspectos específicos. A gen 3 está a caminho.
E essa é, sem sombra de dúvidas uma surpresa ótima! Ou será que nem tanto?

Ela é uma das gerações que mais conta com novas espécies de pokémons, 135 no total, além de trazer uma mudança imensa ao jogo: A adição das habilidades dos pokémons.
Considerando um eventual cenário de PvP, é uma adição gigantesca, e que afeta TODOS os pokémons já lançados e que virão no futuro.
Além disso, ela adiciona novas mecânica no jogo: Os Pokemon Contests, Ribbons e as condições climáticas!
Essas novas mecânicas eu pretendo falar em um outro post (prometo), mas por aqui quero falar de outro tópico: as habilidades e os pokémons problemáticos na hora de implementar.
Eu acredito friamente que a Gen 3 virá em 2 partes. Uma delas será a adição dos novos pokémons, enquanto a segunda parte nos trará as habilidades de todos os 386 monstrinhos (até o momento da adição da Gen 3).

Além disso, temos 2 pokémons que não foram adicionados ainda da segunda geração: Smeargle e Delibird. Some a isso alguns pokémons problemáticos da 3° geração como Slaking, Feebas, Kecleon(?), Castform e Shedinja.
Ou teremos um lançamento incompleto ou realmente a geração vai demorar um pouco para ser lançada.
Enfim, vamos falar sobre eles:

Smeargle
250px-235Smeargle
O problema
O único golpe que ele aprende é Sketch a cada 10 lvs.
Sketch: Copia permanentemente o último golpe usado contra ele.

Como implementar?
Isso é o que torna ele um pokémon problemático e o porquê de não estar aqui ainda. Considerando que ele vai copiar QUALQUER golpe que seja usado contra ele, fica difícil implementar essa mecânica no jogo. Afinal ele teria que estar em batalha para fazer isso.

Uma solução seria que ele viesse com um golpe aleatório (tanto fast quanto charge) e quando usar um TM ele puxa outro golpe dentre TODOS os golpes do jogo.
Não é o ideal, e depende muito de como a Niantic pretende fazer a implementação de um PVP no jogo.

 

 

 

Delibird
250px-225Delibird
O problema
O golpe assinatura: Presente / ser um pokemon bastante temático
Presente: Pode tanto causar dano ou curar o adversário conforme tabela a baixo:

Sem título

Como implementar?
Até o momento nenhum dos golpes do jogo causa algum status ou mesmo recupera HP durante batalha. Isso significa que ou a 3° geração nos trará esse tipo de golpe, ou presente terá apenas seu efeito de dano (caso sequer seja posto no jogo). Além disso, por ser um pokémon com temática de natal, é mais que possível que ele venha apenas em eventos no fim de ano.

Slaking
250px-289Slaking
O problema
O poder de Ataque dele é absurdamente alto, deixando ele com um CP muito maior que os próprios lendários. Estimasse que perto de 5600 de CP (o maior no momento é o Ho-Oh com 4500)

Como implementar?
Eu disse no começo que a gen 3 traz a adição das habilidades certo? A do Slaking é justamente o que balanceia ele, e faz com que esse CP/ ATQ monstruosos sejam mais “tangíveis”.
A habilidade em questão é truant. Ela faz com que ele só possa atacar uma vez a cada 2 turnos.
Outra possibilidade é que ele venha nerfado, tem um ajuste individual na fórmula de CP.

 

 

 

Feebas/ Milotic

250px-349Feebas
O problema
Feebas será basicamente o Magikarp da Gen 3. Mas precisar de 400 doces dele é o menor dos problemas. No momento ele evolui de 2 formas nos jogos principais: Através do status “beauty” dos contests (que ainda não foi e acho que não serão implementados em Pokemon go…mas vai que né?) Ou utilizando a Prism Scale (que só foi adicionada no jogo na 5° geração)

Como implementar?
O mais provável é que tenhamos a Prism Scale logo no lançamento da Gen 3. Se esse não for o caso, teremos toda a nova mecânica do Pokemon Constest implementada e meus amigos…não só isso é coisa pra caramba, mas vai dar o que falar.

 

 

 

Kecleon

250px-352Kecleon

O problema.
Honestamente, fiquei na dúvida se deveria ou não colocar ele na lista, afinal ainda estamos em fase de especulação pesada da Gen 3. O problema dele é a habilidade dele: Color Change
Ela faz com que, sempre que o Kecleon seja atingido por um golpe, ele “mude cor” ou no caso de tipo, adquirindo o tipo daquele golpe. Ou seja, se tomar dano de água vira água, se tomar dano de aço vira aço, etc.
Como implementar?
De novo, como eu não sei dizer se teremos as habilidades fica difícil especular aqui. Ele pode entrar na categoria de coisas a serem implementadas depois, ou pode ter uma implementação parecida com o Sketch.

 

 

 

 

 Castform

Castform_in_all_forms_

O problema
Literalmente o pokémon meteorológico. Ele possui a capacidade de alterar formas dependendo do clima atual.

Durante o tempo normal, nevoeiro, tempestade de areia ou uma aura sombria, está na forma normal e é um tipo Normal.
Durante a luz do sol severa, está em Sunny Form e é um tipo de fogo.
Durante a chuva, está em Rainy Form e é um tipo de água.
Durante o granizo, está em Snowy Form e é um tipo gelo.

Como implementar?
Se bem me lembro os primeiros rascunhos do jogo incluíam condições climáticas!
Eu não consigo pensar em uma forma melhor de colocar o castform no jogo além de adicionar essas mecânicas in game!
Além disso, seria interessante velo mudando de forma de acordo com o clima no mundo real!

 

 

 

 

Shedinja

250px-292Shedinja.png

O problema.
Shedinja tem duas mecanicas únicas no jogo:
– Ele só “aparece” quando o Nincada evolui para Ninjask, contanto que você tenha uma pokebola comum e espaço vago na sua party.

– Ele só tem 1 de HP.

Sim, ele tem uma condição bem especifica para entrar no jogo, e com 1 único ponto de HP, sua habilidade wonder guard é a única coisa que o torna útil.
Wonder guard faz com que a única coisa a causar dano nele sejam golpes super efetivos. Todo o resto não o afeta.
Como implementar?
Deu para sentir como no caso do shedinja, a Niantic PRECISA colocar as habilidades no jogo.
Alem disso, nós não temos o sistema de imunidades no jogo, o que, bem…torna o shedinja ainda mais complicado de ser implementado.
Honestamente, eu não tenho nem como sugerir uma alternativa na implementação dele….

 

 

 

A Niantic no começo do ano tinha dito que tinha programado 4 grandes updates para o jogo esse ano. Isso nos dá conteúdo completo uma vez por trimestre.
No começo do ano tivemos a adição da Gen 2, e recentemente tivemos o revamp nos ginásios e adição das raids.
Com dois grandes updates a caminho, temos algo previsto para o final de setembro/ começo de outubro, e por fim um em dezembro (mais possivelmente janeiro, por conta dos feriados de fim de ano).

 

Como eu disse no começo, eu estou apostando na Gen 3 sendo lançada em 2 partes.
A primeira com a implementação dos monstrinhos, e a segunda parte/ quarto grande update do jogo, teríamos o lançamento das habilidades. Ou vice versa.

Posso estar errado e a Gen 3 já estar numa fase de desenvolvimento ainda maior e ela vier em setembro/outubro e completa? Posso. Mas isso só o tempo dirá!

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